Doce de Mamão Cristalizado: Delicie-se com o Sabor da Tradição!

O doce de mamão cristalizado é uma verdadeira iguaria da culinária brasileira que tem conquistado paladares há gerações. Com seu sabor adocicado e textura delicada, esse doce é uma tentação irresistível para os amantes de sobremesas tradicionais. Nesta receita, vamos ensinar você a preparar o Doce de Mamão Cristalizado em casa, resgatando o sabor e o encanto das receitas caseiras que atravessam o tempo e marcam momentos especiais.

Continua após a publicidade

O mamão, fruta tropical de cor vibrante e sabor suave, é transformado em deliciosos pedaços cristalizados que se assemelham a joias açucaradas. A doçura envolvente e a textura levemente fibrosa do mamão cristalizado trazem uma experiência única de sabores à sua mesa. Além de agradar ao paladar, esse doce também encanta os olhos, tornando-se um presente culinário precioso para compartilhar com familiares e amigos.

Preparar o Doce de Mamão Cristalizado é uma forma de preservar a tradição e a cultura culinária brasileira. Com ingredientes simples e um processo de preparo carinhoso, você poderá resgatar memórias afetivas e criar novas lembranças em torno dessa iguaria tão apreciada.

Aproveite essa receita para adoçar sua vida com o sabor e a doçura do mamão cristalizado.

Ingredientes:

Para higienização do mamão

  • 2 mamões verde (1 ½ kg aproximadamente)
  • 2 ½ litros de água
  • 2 colheres(sopa) de cloro
  • Água q.b. para deixar de molho

Para a solução bicarbonato/cal virgem

Solução de bicarbonato

  • 2 litros de água
  • 2 colheres(sopa) de bicarbonato de sódio

Solução de cal virgem

  • 5 litros de água
  • ½ colher(sopa) de cal virgem embalado numa trouxinha de perfex

Para o 1º. Cozimento

  • 1 ½ kg de mamão em cubos
  • Água q.b.

Para o xarope

  • 2 litros de água
  • 2 quilos de açúcar
  • Açúcar refinado para empanar

Modo de preparo:

Da higienização do mamão

Lave bem o mamão e esfregue bem com uma bucha de cozinha virgem. Numa bacia grande, adicione a água e o cloro, misture bem, coloque os mamões e deixe de molho por 10 minutos. Isso irá eliminar qualquer bactéria que possa ter.

Corte o mamão ao meio, remova as sementes, e esfregue uma metade na outra, para ativar o leite do mamão. Corte em fatias grossas, depois em pequenos cubos, coloque numa bacia com água e deixe de molho para retirar o leite do mamão que pode amargar o doce.

Das soluções de molho

Obs.: Você pode deixar de molha em 2 soluções: Bicarbonato de sódio ou cal virgem. Isso é necessário para que os cubos de mamão fiquem bem firme, e não se desmanchem ao cozinhar.

Da solução de bicarbonato

Numa bacia coloque a água e o bicarbonato de sódio. Despeje os cubos de mamão e deixe de molho por 30 minutos. Depois desse tempo escorra, lave muito bem em água corrente e reserve.

Da solução de cal virgem

É fundamental colocar o cal virgem numa trouxinha feita de perfex, para que não tenha contato direto com a fruta. Coloque numa bacia a água e a trouxinha de cal. Adicione os cubos de mamão e deixe de molho por 15 minutos. Escorra e lave muito bem para remover qualquer resíduo de cal na fruta. Reserve.

Do 1º. cozimento

Fure cada cubo do mamão com um garfo para que a calda penetre totalmente. Numa panela grande, coloque a água, os cubos de mamão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar até ficarem macios.
Retire do fogo e escorra bem.

Do xarope/cozimentos/finalização

Numa tigela coloque a água e o açúcar e misture bem para homogeneizar. Despeje essa mistura numa panela, leve ao fogo médio, deixe ferver, sem mexer, para não açucarar. O ponto correto do xarope é de ponto de fio mole.

Mantenha o xarope no fogo médio, acrescente os cubos de mamão cozidos, aos poucos, e mexendo a cada adição. Deixe cozinhar, até que a casca do mamão comece a ficar translucida e um pouquinho brilhante. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar de um dia para o outro.

No outro dia, leve a panela novamente ao fogo médio, e deixe cozinhar até que o mamão fiquei totalmente brilhante e bem translúcido, quase transparente.

Retire do fogo, transfira para uma vasilha de plástico e com tampa, e deixe descansar novamente por 24 horas.

No dia seguinte, recoloque numa panela, e leve ao fogo médio, deixe ferver até começar a levantar uma espuma branquinha, deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Depois desse tempo, vá retirando cubo por cubo, e dispondo numa peneira larga, os cubos começarão a secar automaticamente. Empane os cubos no açúcar e disponha numa travessa ou armazene em potes cm tampa. E um maravilhoso doce de mamão ficou prontinho para ser devorado.

Me conta ai nos comentários o que você achou de nossa receita, e se você gostou, não esquece de compartilhar com seus amigos. Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *