Descubra a maciez do Pão de Algodão: leve, fofo e irresistível!

Modo de preparo:

Numa bacia, adicione o leite morno, a água morna, o óleo, o açúcar e o fermento biológico seco, misturando bem com o auxílio de um fouet.

Continua após a publicidade

Acrescente aos poucos, a farinha de trigo, misturando super bem com o fouet, após cada adição, para não ficar nenhum gruminho. Juntamente com a primeira adição, ponha o sal.

Quando a massa começar a pesar, retire o fouet, continue a colocar a farinha restante e sove a massa com as mãos, até chegar ao ponto correto, que é quando você consegue retirar da bacia, tirando o excesso da massa das mãos. Ela ainda fica um pouco grudenta, não estranhe.

Leve a massa para uma bancada enfarinhada e sove por uns 10 minutos, até ficar lisinha e elástica. Polvilhe levemente com farinha a bacia, faça uma bola com a massa, adicione na bacia, tampe e deixe crescer até dobrar de tamanho (cerca de 45 minutos).

Retire o ar da fermentação da massa e transfira para uma bancada enfarinhada, ajeite com as mãos e porcione para fazer os pães. Sugestão: divida ao meio, para fazer dois pães.

Pegue uma das partes, polvilhe mais farinha na bancada, ajeite a massa com as mãos e com o auxílio de um rolo, abra na espessura aproximada de 5 milímetros.

Forme um retângulo de aproximadamente 40cm x 22cm e na porção final de um dos lados da massa, faça cortes de aproximadamente 15cm, usando uma faca bem afiada, deixando sem cortar, uns 2 centímetros na borda da massa.

Enrole o pão a partir do lado que está sem os cortes, sem apertar, indo em direção ao lado em que estão os cortes, apertando apenas a emenda no final. Faça o mesmo com a outra porção, para formar o pão.

Passe os pães para formas individuais para pão, previamente untadas e enfarinhadas (24cm x 11cm x 6cm), adicione-as em outra assadeira maior, cubra com um guardanapo limpo e deixe crescer por 30 minutos, ou até dobrar de volume.

Após o tempo de descanso, pincele leite nos pães e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 45 minutos, ou até dourar. Prontinho, sirva e se delicie com seu irresistível pão de algodão, que será muito elogiado.

Me conta ai nos comentários o que você achou de nossa receita, e se você gostou, não esquece de compartilhar com seus amigos. Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *