Biscoito de Polvilho frito que não estoura: Receita perfeita pra servir com o Café!

Quando pensamos em biscoitos de polvilho fritos, logo nos vem à mente a crocância irresistível e o sabor marcante que conquistou gerações. Porém, muitas vezes, ao prepará-los, podemos nos deparar com um desafio: os biscoitos podem estourar e perder parte de sua textura única.

Continua após a publicidade

Mas não se preocupe, pois temos a receita perfeita para você! Nesta deliciosa e prática receita de Biscoito de Polvilho Frito, você aprenderá todos os segredos para obter uma casquinha crocante e um interior macio, sem o temido estouro. Prepare-se para um verdadeiro deleite para o paladar!

Essa receita de Biscoito de Polvilho frito é uma verdadeira tradição da culinária brasileira, e com apenas alguns ingredientes, você poderá criar uma iguaria que agrada a todas as idades. Ideal para acompanhar o café ou chá da tarde, esses biscoitos são perfeitos para compartilhar com a família e amigos em momentos especiais.

Agora, não haverá mais motivo para ficar apreensivo(a) ao preparar essa delícia! Siga nossas instruções detalhadas e descubra como criar biscoitos de polvilho fritos irresistíveis, garantindo a satisfação de todos com cada mordida crocante.

Ingredientes:

  • 100 ml de óleo
  • 100 ml de leite integral
  • 1 ovo inteiro
  • óleo para fritar (o quanto baste)
  • 1 colher (café) de sal
  • ½ xícara (chá) de queijo minas ralado ou queijo parmesão
  • 2 xícaras (chá) de polvilho azedo ou doce + ½ xícara para dar o ponto na massa
  • 200 ml de água filtrada

Modo de preparo:

Em uma panela, misture a água, o óleo e o leite e leve ao fogo médio até levantar fervura. Numa bacia grande, adicione o polvilho e o sal e mexa bem. Para escaldar o polvilho, jogue por cima a mistura fervente de água + óleo + leite.

Mexa bem com uma colher de pau até agregar tudo. Deixe amornar um pouco e depois utilize as mãos para sovar bem. Adicione o queijo ralado e continue sovando por mais um minuto. Coloque o ovo e sove mais um pouco. Nessa hora, a massa ainda não estará no ponto certo e ficará grudenta.

Vá colocando, aos poucos, a ½ xícara (chá) de polvilho que sobrou e sove mais até conseguir uma massa lisinha, uniforme e que não grude mais nas mãos.

O ponto ideal é uma massa bem firme e não se preocupe se precisar de mais polvilho, o importante é chegar no ponto que não fique ‘pegando’ nas mãos.

Pegue um pedaço de massa e faça o biscoito em formato de bolinha ou bastãozinho torcido (isso vai ajudar na hora de fritar). Vá fazendo isso com o resto da massa, mas faça 5 unidades de cada vez, frite e, para a massa não ressecar, mantenha a massa coberta com plástico.

Numa panela, adicione óleo em uma quantidade que cubra os biscoitos por completo, isso vai evitar que o biscoito estoure na hora de fritar.

Dica: Depois de esquentar o óleo por 3-4 minutos, adicione uma bolinha de massa, se ela ficar no fundo, e umas bolinhas começarem a subir, esse é o ponto certo para fritar. Mas, se adicionar a bolinha e subir rápido demais, não frite, pois significa que o óleo está quente demais. Aguarde esfriar um pouco.

Em fogo médio, coloque 5 unidades por vez para fritar. Quando começar a subir, aumente o fogo e vire para fritar por igual, até dourarem.

Mas cuidado para não deixar o óleo esquentar demais, se isso acontecer, torne a abaixar o fogo.

Apague o fogo, tire os biscoitos e elimine o excesso de óleo com papel-toalha. Para fritar mais biscoitos, espere o óleo esfriar e repita o procedimento explicado acima. Agora você já pode servir e degustar seu saboroso biscoito de polvilho frito.

Me conta ai nos comentários o que você achou de nossa receita, e se você gostou, não esquece de compartilhar com seus amigos. Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *