Casa Cheirosa e Saudável: Como Plantar Alecrim com Estes 5 Truques Simples

Você sabia que o alecrim é uma planta aromática que pode trazer muitos benefícios para a sua saúde e para o seu lar? O alecrim é rico em antioxidantes, anti-inflamatórios, antibacterianos e estimulantes, além de ter um aroma delicioso que pode perfumar o ambiente. Neste artigo, vamos ensinar 5 truques para plantar alecrim em casa e aproveitar todas as suas propriedades.

Continua após a publicidade

O que é o Alecrim e Por que Plantá-lo em Casa?

O alecrim é uma planta da família das lamiáceas, originária do Mediterrâneo. Ele tem folhas verdes e pequenas, flores azuis ou roxas e um caule lenhoso. O alecrim é usado há séculos na culinária, na medicina e na cosmética, por suas propriedades terapêuticas e aromáticas. Plantar alecrim em casa pode trazer vários benefícios, como:

  • Purificar o ar e eliminar odores
  • Atrair abelhas e outros polinizadores
  • Repelir insetos e pragas
  • Melhorar o humor e a memória
  • Aliviar dores de cabeça, resfriados e problemas digestivos
  • Temperar carnes, sopas, molhos e saladas

Plantar alecrim em casa é fácil e requer poucos cuidados. Veja o passo a passo:

Ingredientes da Receita para Plantar Alecrim

Para plantar alecrim, você vai precisar de:

  • Um vaso com furos no fundo
  • Terra adubada
  • Mudas ou estacas de alecrim
  • Água
  • Tesoura

Passo a Passo para Plantar Alecrim em Casa

1. Escolha do Vaso

Escolha um vaso com furos no fundo, para drenar o excesso de água. O vaso pode ser de plástico, cerâmica ou barro, mas deve ter pelo menos 20 cm de diâmetro e 15 cm de profundidade.

2. Preparação da Terra

Encha o vaso com terra adubada, deixando uns 2 cm de espaço na borda. A terra deve ser leve e solta, para facilitar a aeração das raízes.

3. Plantio da Muda ou Estaca

Faça um buraco no centro da terra e coloque a muda ou a estaca de alecrim. A estaca deve ter uns 10 cm de comprimento e ser cortada na diagonal, logo abaixo de um nó. Retire as folhas inferiores da estaca e deixe apenas as superiores.

4. Fixação da Muda

Pressione a terra ao redor da muda ou da estaca, para firmá-la no vaso.

5. Rega Inicial

Regue bem o vaso, até sair água pelos furos. Depois, coloque o vaso em um local com bastante luz solar direta, mas evite o sol forte do meio-dia.

6. Manutenção da Umidade

Mantenha a terra úmida, mas não encharcada. Regue o vaso a cada dois ou três dias, ou quando a terra estiver seca ao toque.

7. Poda Regular

Pode o alecrim regularmente, para estimular o crescimento e evitar que ele fique muito alto ou espalhado. Corte as pontas dos ramos com uma tesoura, sempre acima de um par de folhas.

Por que o Alecrim Deixa a Casa Cheirosa?

O alecrim tem um aroma intenso e refrescante, que pode perfumar toda a sua casa. O cheiro do alecrim é proveniente dos óleos essenciais que ele contém, como o cineol, o pineno e o cânfora. Esses óleos essenciais têm propriedades antibacterianas, antifúngicas e desodorizantes, que ajudam a eliminar os germes e os maus odores do ar. Além disso, o aroma do alecrim pode melhorar o seu bem-estar, pois ele é capaz de:

  • Relaxar os nervos e reduzir o estresse
  • Estimular a concentração e a criatividade
  • Combater a depressão e a ansiedade
  • Aumentar a energia e a disposição

Mais 3 Receitas para Usar o Alecrim em Casa

1. Chá de Alecrim

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas frescas ou secas de alecrim
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo:

Ferva uma xícara de água e adicione uma colher de sopa de folhas frescas ou secas de alecrim. Deixe em infusão por 10 minutos e coe. Beba o chá quente ou frio, uma ou duas vezes ao dia. O chá de alecrim é ótimo para aliviar a tosse, a dor de garganta, a indigestão e a fadiga.

2. Vinagre de Alecrim

Ingredientes:

  • 1 ramo de alecrim fresco
  • 1 garrafa de vinagre branco ou de maçã

Modo de Preparo:

Coloque um ramo de alecrim fresco em uma garrafa de vinagre branco ou de maçã. Tampe bem e deixe em um local escuro por duas semanas, agitando a garrafa todos os dias. Depois, coe e use o vinagre de alecrim para temperar saladas, carnes e legumes, ou para limpar a casa.

3. Sachê de Alecrim

Ingredientes:

  • Folhas secas de alecrim
  • Pedaço de tecido fino
  • Fita ou barbante

Modo de Preparo:

Pegue um pedaço de tecido fino e coloque algumas folhas secas de alecrim no centro. Amarre as pontas do tecido com uma fita ou um barbante, formando um saquinho. Coloque o sachê de alecrim em gavetas, armários, malas ou onde quiser. O sachê de alecrim vai deixar as suas roupas e objetos com um cheiro agradável e afastar as traças e os insetos.

Dúvidas Comuns sobre o Alecrim

O Alecrim é Venenoso para os Animais?

Não, o alecrim não é tóxico para os animais domésticos, como cães e gatos. No entanto, é bom evitar que eles mastiguem ou engulam as folhas ou os ramos da planta, pois isso pode causar irritação no estômago ou na boca.

O Alecrim Tem Contraindicações?

Sim, o alecrim deve ser usado com moderação e cautela por algumas pessoas, como as grávidas, as lactantes, as crianças menores de 6 anos, as pessoas com pressão alta, as pessoas com epilepsia e as pessoas alérgicas à planta. Em caso de dúvida, consulte o seu médico antes de usar o alecrim.

O Alecrim Pode Ser Usado na Pele ou no Cabelo?

Sim, o alecrim pode ser usado na pele ou no cabelo, pois ele tem propriedades hidratantes, cicatrizantes, antissépticas e estimulantes. Você pode fazer uma loção de alecrim fervendo uma xícara de água com um punhado de folhas frescas ou secas de alecrim. Deixe esfriar e coe. Aplique a loção no rosto, no corpo ou no couro cabeludo, com um algodão ou um borrifador.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu 5 truques para plantar alecrim em casa e deixar a sua casa cheirosa. Você também viu como usar o alecrim de outras formas, para aproveitar os seus benefícios na saúde, na beleza e na limpeza. Agora que você sabe tudo sobre o alecrim, que tal experimentar essas receitas e compartilhar a sua opinião conosco? Deixe um comentário abaixo e nos conte como foi a sua experiência com o alecrim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *